segunda-feira, fevereiro 16, 2015

Para Blogs - O que evitar na hora de criar um layout ? - Parte 2


Olá gente bonita ! Tudo suave?


Pois é gente, eu estou muito feliz de ver que as minhas dicas para blogs tem rendido coisas positivas. E hoje, nessa linda segunda feira de sol rachando e carnaval, darei as últimas cinco dicas sobre o que deve ser evitado na hora de criar um layout bacana.



Então, todo mundo lembra do blog V1d4  L0k4 que eu criei pra usar de exemplo no último post né ? Pois é, minha gente, ele ainda vive.


Ai, você deve estar pensando: ´´ Esse negócio já está uma zona, não tem como avacalhar mais ainda saporra.`` Pois eu digo que tem como sim, e digo mais, hoje vocês vão aprender cinco maneiras diferentes não só de espantar os seus leitores, como também de fazer com que eles tenham pelo menos um ataque cardíaco quando abrirem seu blog. Duvida? Bora lá então.

1 - Music player que reproduz as músicas sozinho

Imagine a seguinte situação: Você esta lá, de boa na lagoa usando seu computador e tals, procurando blogs legais para visitar, quando finalmente encontra um link interessante nos grupos de divulgação, então, sua mãozinha feliz e ansiosa vai lá e clica no link.

Mas você não está só olhando novos blogs, você também está curtindo suas músicas e seus fones estão quase explodindo, afinal, musica boa se ouve com o volume no máximo. Ai, cinco segundos de espera e o novo blog finalmente abre, e de repente, seus ouvidos quase explodem por que do nada brotou esse  som aqui:


Ai a musica do seu player  se mistura com a nova que está vindo sabe lá de onde, e você entra em desespero por que não consegue descobrir de qual de duzentas abas do seu navegar está vindo esse som, seu coração está batendo a mil e você então resolve apelar : Puxa os fones dos ouvidos como se fossem animais que estavam atacando a sua cabeça. Você fecha todas as abas do navegador pra fazer a musica parar, e pronto. Seu blog que já estava aberto foi fechado, e o leitor provavelmente não vai abrir o link novamente.

Se você quer colocar músicas tocando no seu blog, existem dois jeitos de fazer isso : Você pode postar playlists legais como parte da agenda do seu blog, ou pode pelo amor de tudo que é bom nessa vida, desativar o reprodutor automático dos players, assim, quando a pessoa quiser ouvir, ela vai lá e da o play, tranquilamente, sem risco de morrer de um ataque do coração.

2 - Cursor Personalizado



Então, gente. O cursor personalizado é uma faca de dois gumes: Ele dei xa seu cursor bonitinho ? Deixa. Atrapalha o leitor de visualizar o seu blog e de clicar nos botões ? Atrapalha, e muito. 

Essas setinhas personalizadas possuem a incrível habilidade de confundir o leitor do seu blog por que nunca dá pra saber se a tem que colocar o desenho em cima do botão e clicar, ou se só tem que aproximar, isso quando a imagem não cobre mais de um botão de uma vez, ai rola aquela bagunça e não dá pra mais no que você está clicando.

Se você quiser usar um cursor personalizado, use um que deixe a setinha em evidência e evite coisas que se mecham, isso gera uma certa dor de cabeça em quem está usando o cursor.

3 - Coisas caindo na tela.

Dica pra quem gosta de encher o blog que efeitos: Evite qualquer coisa que possa atrapalhar a leitura dos visitantes. Pra ilustrar melhor a coisa toda eu apliquei esse efeito sinistrão das borboletas caindo no blog, reparem bem...elas vão caindo por todo canto, inclusive na área de postagem e ai acontece o que ? Não dá pra ler.

Além de atrapalhar a leitura esses efeitos distraem o leitor. Ele não sabe se lê os posts ou se fica seguindo a queda das coisinhas na tela, ai rola aquele esquema do ´´ vou ter qu eler tudo de novo por que não prestei atenção.`` E bye bye pro visitante.

4 - Pop Ups  


Essas janelinhas malditas tem tantos contras que eu nem sei por onde começar. Mas vamos pelo óbvio: Ninguém que tenha um mínimo de bom senso e amor pelo seu computador clica em pop-ups que brotam na sua tela. Motivo? 90% dessas coisas são vírus. As pop - up já transmitiram tantos víros avacalhados nos computadores mundo afora que acabaram ganhando uma má reputação, e agora as pessoas tem medo de clicar até para fechá-las, ou seja, elas não fecham a pop-up, mas sim a página inteira.

Além disso, me diga uma pessoa que tem paciência pra fechar 1.234.543.908 de pop - ups quando abre um site, blog ou seja lá o que for. Pois é, essas coisinhas só trazem dor de cabeça, atrapalham a leitura, passam vírus pro computador, assustam os visitantes...vixi, a lista é grande...

Mas se mesmo assim você quer colocar uma pop-up no blog, tipo aquela do facebook que aparece quando acessam o blog, faça isso com carinho. Use uma pop-up discretinha e que só aparece UMA VEZ. Ou seja, uma que não apareça quando a pessoa for acessar seu blog pela segunda vez. Existem códigos que fazem isso, é só saber procurar.

5 -  Fontes Pequenas


Lembram no primeiro post quando eu falei das letras muito claras num área de postagem branca ? Pois esse caso aqui ainda consegue ser um pouco pior. Tem gente que acha bonitinho usar a letra do blog bem pequena, mas tem que rolar um cuidado com isso ai, senão a letra fica minúscula e não vai ter santo na terra que consiga ler o texto.

Não tem problema querer usar uma letra menor, apenas garanta que todo mundo vai conseguir ler senão já eram seus visitantes...

E essas foram as últimas cinco dicas de coisas que devem ser evitadas na hora de criar um layout. Se você quiser experimentar a sensação de ter um ataque epilético ao abrir um blog, basta clicar AQUI e fazer uma visitinha ao meu blog de teste. Mas já vou avisando, entre por sua conta em risco, kkkkk, sério.

Abraços pra todos e até o próximo post. :)

4 comentários:

  1. haushdusahudhausdhu tudo verdade!
    O que mais acaba comigo é a musica do nada e o cursor personalizado!
    E quando é em site de creepypasta??? eles fazem isso ja pra ferrar com a gente pq sabem que entramos tarde, e do nada toca a musica do slender (ex.) e vc n percebe que é do blog! kkkkkk
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. 5 maneiras de como me fazer fechar correndo um blog ou página antes mesmo de ler o título. Kkk Eu simplesmente odeio cursor personalizado, qual a real necessidade de personalizar o cursor da pessoa que esta acessando o seu blog? Ele é seu por acaso? Vou nem dizer nada sobre esses playlist automáticos, porque a Íris já disse tudo kkkkk

    Bjinhos
    Jeh
    ~Uma Geek Descolada

    ResponderExcluir
  3. Muito boas as dicas!
    Realmente já entrei em blogs assim e de uma agonia. Dá vontade de fechar na hora.
    O pior é o é a música, normalmente estou com varias abas aberta e quando isso acontece fico tentando descobrir de onde vem o som... Horrível isso!

    bjs!

    http://tuttiifiori.com/blog/

    ResponderExcluir
  4. Oi Iris, esse post ta muito bom, não suporto tudo o que você mencionou rs
    O negócio é blog limpo, fácil de ler e que fique legível em qualquer plataforma também, tem posts que o povo não pensa nas pessoas que acessam do celular (que aumenta a cada dia) e fica tudo desconfigurado, dureza.
    O som eu já deixo tudo no mudo, mas as vezes nem assim rola, pois esses players automáticos são muito pesados e tendem a deixar a navegação mais lenta! Prefiro em formato de playlist XD
    Beijinhos ;)

    ResponderExcluir

E ai, curtiu o post ? Então comente,meu amigo, comente! Mas não se esqueça de comentar sobre o que você leu, a clássica mendigagem de seguidores e likes não vai funcionar aqui. Ok ?

Obrigada pela visita :)

 
Ilustrações Designed by Freepik
© Minhas Palavras - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Íris Ramsés.
Tecnologia do Blogger.